quarta-feira, 21 de maio de 2014

O que servir em uma festa infantil?


As festas infantis são verdadeiras delícias quando o assunto são os quitutes servidos e claro, a felicidade de todas as crianças.

Se você quer que a comemoração de aniversário do seu filho seja um momento de grande alegria, é bom começar a se preparar com bastante antecedência.
Caso resolva fazer a festa em um buffet, você não precisa se preocupar com os comes e bebes, pois o próprio estabelecimento se responsabiliza por esses e outros “detalhes”. Agora, se é você mesma quem vai colocar a mão na massa, é essencial que decida tudo o que oferecerá aos convidados e saiba calcular as quantidades.

As comidas e quitutes para festas infantis

Muitas pessoas ficam com receio de servir os famosos salgadinhos fritos e assados que sempre marcam presença nas festas infantis, afinal, não são nada saudáveis. O problema é que destas comidinhas que as crianças gostam (e até mesmo os adultos). Então, mesmo que você queira oferecer alguma opção mais light, não deixe de fazer também os quitutes não tão saudáveis, porém deliciosos.
Salgadinhos fritos
A boa notícia é que todos os salgadinhos fritos – geralmente, os que mais fazem sucesso – podem ser feitos com a mesma massa, basta mudar o formato e, claro, o recheio. As deliciosas coxinhas de frango são infalíveis e essenciais em festas infantis, mas não esqueça também das bolinhas de queijo e dos risoles, que podem ser de variados sabores.
Salgadinhos assados
Os salgados assados são, claramente, menos calóricos porque não possuem o óleo utilizado para fritar. E a boa notícia continua: todos podem ser feitos com a mesma massa. No geral, os mais famosos são as mini esfirras e os enroladinhos de salsicha.
Sanduíches
Outra comida que faz muito sucesso entre os convidados são os sanduíches, como os de carne louca e os hot-dogs, mas também existem pessoas que optam por lanches feitos de pão de forma e recheados com atum, frango, entre outros. Não há dúvida de que a última opção é a mais saudável, mas será a mais gostosa ao paladar das crianças?

As sobremesas

Os docinhos e o bolo das festas infantis fazem parte, geralmente, de um dos momentos mais esperados da comemoração. Por isso, capriche muito! Escolha de 3 a 4 variedades de doces, mas não esqueça que o brigadeiro e o beijinho são essenciais. Além deles, opte por Bicho de pé (o brigadeiro rosa), o cajuzinho ou também o olho de sogra (metade beijinho e metade ameixa preta).
Outra dica de doce que as crianças adoram e que pode ser servida com moderação durante toda a festa é a gelatina em copinhos pequenos de plástico. Já o bolo, claro, deve ser o sabor preferido do aniversariante.

As bebidas

Continuando no gosto por alimentos e bebidas nada saudáveis, as crianças adoram os refrigerantes, ou seja, não há dúvidas de que devem estar presentes. Entretanto, também é possível oferecer opções mais saudáveis, como os sucos naturais e, claro, a água. Já para os adultos que acompanham seus filhos, é bom garantir cerveja e até mesmo um bom vinho pode vir a calhar.

Dica! Como calcular a quantidade de comes e bebes de uma festa infantil

  • Para as crianças: calcule uma média de 3 docinhos, 5 salgadinhos e 4 copos pequenos de refrigerante/água/suco por pessoa.
  • Para os adultos: calcule uma média de 6 salgados, 3 docinhos, 4 copos pequenos de refrigerante/água/suco e 1 a 2 latas de cerveja por pessoa.

Dica! Como congelar os salgadinhos e docinhos

Para congelar os salgadinhos assados, basta pré-aquecê-los, esperar que esfriem e, ainda dispostos na assadeira, cobrir a mesma com papel filme e colocar no freezer. Após estarem congelados, coloque-os em um saquinho limpo para que não ocupem tanto espaço. O congelamento dos salgadinhos fritos é semelhante, porém não os frite antes, apenas no dia festa. Da mesma forma, congele também todos os docinhos e deixe apenas o bolo para fazer no dia anterior à comemoração.
Sem dúvida, a melhor forma de congelamento é utilizar os sacos próprios para embalagem à vácuo. Entretanto, caso não os tenha, pode utilizar uma embalagem limpa, como saquinhos ou potes. Não esqueça nunca de sempre fechar bem e colocar uma etiqueta com a data de fabricação em todos os alimentos que congela.

Dica! Não deixe tudo para a última hora

Não é novidade que as festas infantis dão muito trabalho, principalmente se você se propõe a realizar todos os salgadinhos, os docinhos, a decoração, etc. Por isso, não deixe nada para a última hora. Comece a se programar com, no mínimo, 1 mês de antecedência. Antes de iniciar o planejamento da sua festa infantil, leia nosso artigo Como fazer uma festa infantil.
Imagens: Flickr / Wikipédia (Creative Commons)/ Fonte: amofestas.com